
Divisão Hidroponia
Estrutura
A Hidroponia vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo. A preocupação com a alimentação saudável e o uso minimizado, possivelmente ausente de agrotóxicos tem sido carro chefe nas discussões de diversos âmbitos e sem dúvida merece uma especial atenção.
Ergonomia e Acessibilidade

O cultivo Hidropônico apresenta muitas vantagens na quesito ergonomia, pois dispensa a capina, e também possibilita o manejo através de bancadas, evitando que se fique curvado para trabalhar. Outra questão importante é a acessibilidade, sendo que o sistema hidropônico pode ser operado por idosos, portadores de deficiência física, inclusive quem faz uso de cadeira de rodas. Para ter uma idéia na eficiência produtiva associada a equipe de trabalho que uma Hidroponia com cultivo de 10 mil plantas/mês pode ser operada por uma única pessoa.
Excelência Nutricional

A solução nutritiva que alimenta a planta durante o seu período de cultivo, é formada por água, macronutrientes e micronutrientes. Esses nutrientes são disponibilizados de forma completa e adequadamente balanceada para a planta. O sistema hidropônico por si só, já é bastante sugestivo na excelência nutricional, comparado ao cultivo convencional que por conta de vários aspectos, e por conta da chuva, possibilita o surgimento dessa lacuna nutricional por conta da perda dos nutrientes e sais minerais provenientes da erosão e das precipitações.
Variedade de Cultivo

A variedade de produtos que podem ser cultivados também chama bastante a atenção de interessados e potenciais produtores, desde folhosas, frutos, verduras, legumes, ervas aromáticas e medicinais, baby leaf (tendência), bulbos, flores e plantas grandes.
Recursos Hídricos

Outro aspecto muito importante a ser destacado é o reaproveitamento dos recursos hídricos, tendo em vista que o sistema é alimentado por intermédio de uma bomba submersível que atua na circulação da solução nutritiva no sistema e juntamente com o sistema de retorno, essa solução retorna ao reservatório, sendo reutilizada sucessivamente, então diminuindo consideravelmente o consumo de água.
Cultivo Protegido

O Cultivo Hidropônico é na sua grande maioria das vezes arquitetado e operado em estufas de cultivo que dispõe de recursos particulares que interferem na excelência do produto que está sendo cultivado. Outros recursos importantes estão voltados para o controle de pragas que se alimentam das plantas cultivadas, assim causando perda parcial ou total de produção, bem como a proliferação de doenças e deficiências nas plantas. Esses cuidados bem como na excelência nutricional, proporciona a planta uma melhor qualidade e durabilidade.
Aporte de Renda

A Hidroponia além de ter grande papel na inclusão social e acessibilidade, tem um grande poder de agregar renda, principalmente para famílias que desejam fazer esse aporte e complementar a renda no conforto de sua casa.